O secretário de Governo Merlong Solano recebeu, na tarde dessa terça (23), representantes da Associação de Moradores Povoado Serra do Coroatá, localizada entre Teresina e Altos. Cerca de 125 famílias que vivem na região correm o risco de serem despejadas mediante decisão judicial. A audiência foi para solicitar ajuda ao Estado para que a comunidade seja declarada área de interesse social.

sem_terra

Um terreno de cerca de 300 hectares foi ocupado em 2004 por famílias sem-terra e desde então há um conflito entre proprietário e ocupantes, estes alegam que o local era improdutivo. Segundo o presidente da Associação dos Moradores e Pequenos Produtores Rurais do Meio Norte do Piauí, João Vieira, a localidade teve investimentos do Estado e não faria sentido remover as famílias que são produtores rurais.

Diante do problema, o secretário Merlong Solano criou uma comissão formada pelo Instituto de Terras do Piauí (Interpi), Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e Superintendência de Relações Institucionais e Sociais, que devem avaliar o caso e medir a importância social da região para o Estado.

sem_terra2

“Essa comissão vai elaborar um relatório para levarmos ao governador e dar um parecer final. Vamos ver o que é possível fazer. É uma das funções da Segov, abrir esse diálogo com a comunidade e ouvir suas demandas”, esclareceu Merlong Solano.

Participaram ainda da audiência, representantes da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura (FETAG-PI); a superintendente de Relações Institucionais e Sociais, Núbia Lopes; o Sindicato dos Trabalhadores de Altos; o vereador de Teresina, Edilberto Borges, o Dudu; e o deputado Estadual Cícero Magalhães.

Categorias: Notícias