Riqueza extrema e miséria: a tragédia de nosso tempo

Em O Capital no século XXI, Thomas Piketty traça com maestria os caminhos da desigualdade no mundo no que diz respeito à crescente concentração da riqueza. Dentre outras coisas, o autor destaca o fato dos países mais ricos serem também aqueles que apresentam uma renda nacional maior do que seu Produto Interno Bruto, ou seja,…

Governo Bolsonaro enterra o Programa Minha Casa Minha Vida

Coerente com o discurso feito nos Estados Unidos, quando disse que não veio para construir e sim para desconstruir, Bolsonaro investe agora contra uma das principais marcas dos governos petistas: o Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV). Mais avançada e justa política habitacional já implementada no Brasil. Fosse apenas uma mudança de nome, ao adotar…

Esquerda multipolar

Resultado eleitoral adverso não é fácil de ser digerido e suscita muitas explicações, algumas das quais carregadas de interesses hostis à esquerda, ao PT em particular. Outras explicações pecam pelo excesso de voluntarismo que muitas vezes marca pessoas que defendem mudanças estruturais numa sociedade tão desigual quanto a brasileira. A eleição deixa clara a dificuldade…

Aos companheiros e companheiras do PT

Ontem à noite participei de reunião com diversas lideranças do PT de Teresina e do estado. Após ponderar o que ouvi dos presentes e refletir sobre os projetos de nosso partido, cheguei à conclusão de que anular o voto ou simplesmente liberar as pessoas não são caminhos adequados para um partido que sempre teve coragem…

Hora de evitar o colapso social

De modo muito apropriado, o governador Wellington Dias chama atenção do Fórum de Governadores e de toda a sociedade para o impacto da retirada rápida e simultânea das medidas emergenciais adotadas para enfrentar os efeitos sociais, econômicos e fiscais da pandemia do novo coronavírus. De fato, a contragosto e muito relutante – sob a pressão…

Democracia impõe a convivência entre as partes

O prefeito Firmino Filho corre o risco de perder a eleição e já está perdendo a urbanidade, resvalando já há algum tempo para uma postura agressiva. Num dado momento, classificou os adversários, especialmente os petistas, como sendo “tudo farinha do mesmo saco”. Agora, vem a público afirmar que o governador Wellington Dias é ingrato com…

Ciro tenta justificar sua adesão a Bolsonaro

Tentando justificar sua capacidade de mudar de lado rapidamente, tal como fez com a presidenta Dilma, o senador Ciro Nogueira vem agora dizer que “Jair Bolsonaro se assemelha muito ao Lula”. Quanta injustiça com Lula! Quando presidente, Lula se tornou referência mundial de estadista, enquanto Bolsonaro é uma piada internacional. Com Lula, o salário mínimo…

Bolsonaro e a morte

Ultrapassamos a marca de 92 mil pessoas mortas pela Covid-19 no Brasil. Logo chegaremos a 100 mil mortos. E, nesse ritmo, de uma média superior a mil óbitos por dia, ainda em agosto lamentaremos mais de 120 mil mortos. Enquanto o País escala esse calvário, o Governo Bolsonaro manifesta em atos e palavras sua total…

O Fundeb e o futuro da educação brasileira

O Brasil levou quase 500 anos para elaborar e consagrar em lei o Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério), com o fim de garantir acesso ao ensino fundamental e criar condições para a valorização dos professores. Isso por si só demonstra que as prioridades dos governantes eram…

Democracia, justiça social e respeito à diversidade

Alentadora a pesquisa do Data Folha que mostra o apoio de 75% da população à democracia. A memória da última ditadura é marcada por um processo de modernização conservadora. Inegavelmente, o Brasil investiu em infraestrutura (estradas, telecomunicações, energia) e tentou ampliar a industrialização, mas fez isso agravando a pior marca de nossa estrutura social: a…