À espera de um milagre

O salário mínimo é um dos principais indicadores da economia brasileira por razões fáceis de entender, entre elas destaco: a maior parte dos assalariados e também dos aposentados ganha um salário mínimo, assim como as milhares de pessoas que recebem benefícios de prestação continuada do nosso sistema de seguridade social. Além disso, faixas salariais um…

Nós e eles

Com alguma frequência, lideranças conservadoras acusam o PT e a esquerda, Lula em particular, de terem dividido o Brasil: “Nós e eles”, “pobres e ricos”, “negros e brancos”, etc. Vejo agora o ex-prefeito nomeado de Teresina e ex-governador eleito Freitas Neto, tradicional liderança da ARENA, PDS, PFL e PSDB, levantar a mesma tese em jornal…

Esvaziamento do Mais Médicos: mais exclusão social a caminho

Merlong Solano Nogueira Professor da UFPI 1º suplente de Deputado Federal – PI As evidências de que o governo Bolsonaro será uma continuidade do governo Temer, com aprofundamento das medidas antipopulares que jogam sobre os pobres o peso da crise, já são inúmeras; basta ver o que o superministro da economia está anunciando para a…

Agricultura familiar e o desafio da geração de renda

Desde 2006, a agricultura familiar dispõe de um marco legal que define claramente sua abrangência. E essa não é pequena, uma vez que incorpora todos que exercem atividades no meio rural, possuem área de até quarto módulos fiscais, mão de obra da família e renda vinculada ao próprio estabelecimento, assim como gerenciamento do empreendimento por…

SUS 30 anos: Cidadania na Saúde

Criado pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde (SUS) completa 30 anos e é hoje uma referência mundial em sistema público de saúde, especialmente no que diz respeito à atenção básica. De fato, o SUS foi decisivo para ampliar o acesso da população a serviços de saúde e para que o Brasil erradicasse…

Educação: hora retomar o rumo da boa qualidade

           O Brasil cresceu no século XX e se tornou uma das maiores economias do mundo, mas preservou a herança colonial chegando ao início do século XXI como umas das sociedades mais injustas e desiguais do mundo. A falta de compromisso social das elites dominantes com a Nação pode ser demonstrada…

Ato estadual em defesa da democracia

De volta à Praça Pedro II, de tantas jornadas, agora para defender a preservação da democracia em nosso país. Lembrei dos anos 80, quando – no movimento estudantil e em parceria com outros segmentos sociais – lutávamos pelo fim da ditadura e pelas liberdades democráticas. Hoje o desafio que se apresenta a todos nós brasileiros…