discurso16

DEMOCRACIA, JUSTIÇA SOCIAL E RESPEITO À DIVERSIDADE

Alentadora a pesquisa do Data Folha que mostra o apoio de 75% da população à democracia. A memória da última ditadura é marcada por um processo de modernização conservadora. Inegavelmente, o Brasil investiu em infraestrutura (estradas, telecomunicações, energia) e tentou ampliar a industrialização, mas fez isso agravando a pior marca de nossa estrutura social: a…

É urgente combater os efeitos sociais e econômicos do coronavírus

  É urgente combater os efeitos sociais e econômicos do coronavírus   Os brasileiros em sua grande maioria entenderam a importância do isolamento social como caminho para conter a contaminação pelo novo coronavírus. Governadores, prefeitos e a imprensa têm feito um importante trabalho neste sentido. E merecem nosso aplauso. Quem está na contramão do mundo…

Precarização da licença maternidade

Há no Brasil de hoje muitas crianças com menos de um mês de vida frequentando as creches municipais, criadas na tentativa de reduzir a crueldade da nossa sociedade com as mulheres e as crianças. Isto mesmo, crueldade. Pois o direito à licença maternidade remunerada de 4 meses e mais 1 mês de férias não chega…

QUAL O OBJETIVO DA GREVE DOS PROFESSORES NO PIAUÍ?

Governo do estado mais rico do Brasil tem política de desqualificação dos sindicatos de trabalhadores e paga salário abaixo do piso nacional do magistério. O piso pago em SP até este mês é de R$ 2.577,74. Enquanto isso, o Piauí, um dos estados com menor orçamento do Brasil, já em 2018, pagava piso de R$…

Desastre ambiental: o óleo que mancha o Brasil

No dia 30 de agosto de 2019, num cenário paradisíaco, no município de Conde, na Paraíba, uma cena de filme de terror: turistas saindo do mar enlameados com petróleo cru. Desde então, o Brasil se deu conta da gravidade do que, já nos primeiros dias, se anunciava como um desastre ambiental de grandes proporções. A…

Bolsonaro, o Nero brasileiro

A desmoralização da política levou nosso povo, em contraditória aliança com os mais ricos e com o capital financeiro, a eleger o mais inconsequente e perigoso presidente de sua história, Jair Bolsonaro, o Nero brasileiro, em paralelo ao imperador implacável com seus opositores e que teria incendiado Roma e, de quebra, culpado os cristãos pelo…

BOLSONARO E AS UNIVERSIDADES PÚBLICAS

Há algo de podre no reino Olavo/Bolsonariano. É fato concreto que milhões de pessoas pobres votaram em Jair Bolsonaro, assim como também é fato que o presidente teve ampla maioria no alto da pirâmide social, entre os ricos e muito ricos. No setor financeiro, ele foi candidato único. Essa aparente contradição, o presidente Bolsonaro resolveu…

O que os pobres podem esperar do governo Bolsonaro?

Ao longo de 12 anos, o Brasil sentiu os efeitos positivos de políticas voltadas para a erradicação da miséria e redução da pobreza. Foram muitas as ações e programas com esse fim, mas todos se alimentavam do mesmo sentimento: compromisso com a construção de uma Nação capaz de cuidar de todos os seus filhos e…