Hora de evitar o colapso social

De modo muito apropriado, o governador Wellington Dias chama atenção do Fórum de Governadores e de toda a sociedade para o impacto da retirada rápida e simultânea das medidas emergenciais adotadas para enfrentar os efeitos sociais, econômicos e fiscais da pandemia do novo coronavírus. De fato, a contragosto e muito relutante – sob a pressão…

Democracia impõe a convivência entre as partes

O prefeito Firmino Filho corre o risco de perder a eleição e já está perdendo a urbanidade, resvalando já há algum tempo para uma postura agressiva. Num dado momento, classificou os adversários, especialmente os petistas, como sendo “tudo farinha do mesmo saco”. Agora, vem a público afirmar que o governador Wellington Dias é ingrato com…

Ciro tenta justificar sua adesão a Bolsonaro

Tentando justificar sua capacidade de mudar de lado rapidamente, tal como fez com a presidenta Dilma, o senador Ciro Nogueira vem agora dizer que “Jair Bolsonaro se assemelha muito ao Lula”. Quanta injustiça com Lula! Quando presidente, Lula se tornou referência mundial de estadista, enquanto Bolsonaro é uma piada internacional. Com Lula, o salário mínimo…

Bolsonaro e a morte

Ultrapassamos a marca de 92 mil pessoas mortas pela Covid-19 no Brasil. Logo chegaremos a 100 mil mortos. E, nesse ritmo, de uma média superior a mil óbitos por dia, ainda em agosto lamentaremos mais de 120 mil mortos. Enquanto o País escala esse calvário, o Governo Bolsonaro manifesta em atos e palavras sua total…

O Fundeb e o futuro da educação brasileira

O Brasil levou quase 500 anos para elaborar e consagrar em lei o Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério), com o fim de garantir acesso ao ensino fundamental e criar condições para a valorização dos professores. Isso por si só demonstra que as prioridades dos governantes eram…

Democracia, justiça social e respeito à diversidade

Alentadora a pesquisa do Data Folha que mostra o apoio de 75% da população à democracia. A memória da última ditadura é marcada por um processo de modernização conservadora. Inegavelmente, o Brasil investiu em infraestrutura (estradas, telecomunicações, energia) e tentou ampliar a industrialização, mas fez isso agravando a pior marca de nossa estrutura social: a…

É urgente combater os efeitos sociais e econômicos do coronavírus

  É urgente combater os efeitos sociais e econômicos do coronavírus   Os brasileiros em sua grande maioria entenderam a importância do isolamento social como caminho para conter a contaminação pelo novo coronavírus. Governadores, prefeitos e a imprensa têm feito um importante trabalho neste sentido. E merecem nosso aplauso. Quem está na contramão do mundo…

Remédio para a crise: recolocar os mais pobres no orçamento

Diante de uma crise sem precedentes, vemos o governo federal tateando entre a inconsequência do presidente Bolsonaro, que diz que o novo coronavírus é uma gripinha, e o cenário de caos pintado pelo ministro Mandetta, da Saúde, que fala em colapso do sistema de saúde já no próximo mês de abril. Para completar o quadro…

Precarização da licença maternidade

Há no Brasil de hoje muitas crianças com menos de um mês de vida frequentando as creches municipais, criadas na tentativa de reduzir a crueldade da nossa sociedade com as mulheres e as crianças. Isto mesmo, crueldade. Pois o direito à licença maternidade remunerada de 4 meses e mais 1 mês de férias não chega…

QUAL O OBJETIVO DA GREVE DOS PROFESSORES NO PIAUÍ?

Governo do estado mais rico do Brasil tem política de desqualificação dos sindicatos de trabalhadores e paga salário abaixo do piso nacional do magistério. O piso pago em SP até este mês é de R$ 2.577,74. Enquanto isso, o Piauí, um dos estados com menor orçamento do Brasil, já em 2018, pagava piso de R$…