Água e esgoto são essenciais. É com a dimensão desta responsabilidade que a AGESPISA deve ser avaliada; não com foco na próxima eleição.

O déficit operacional, calculado com a exclusão da depreciação, que terminou em 26,9 milhões em 2009 já foi superior a 100 milhões em anos anteriores.

Registre-se que o mesmo vem caindo de modo sustentado desde 2007, como se vê a seguir: 2006 – 54,9 milhões, 2007 – 45,1 milhões e 2008 – 36,9 milhões. Em 2002 o prejuízo operacional correspondeu a 82,4% da arrecadação total do ano. Em 2009 o prejuízo operacional correspondeu a 26,1% da arrecadação total do ano (Balanço AGESPISA).

A AGESPISA chegou a passar cerca de 10 anos sem pagar sua conta de energia elétrica. Está pagando em dia desde 2008. A fatura de energia paga em 2009 foi de R$ 25.645.817,51. A empresa também atrasava sistematicamente o pagamento de fornecedores e empresas prestadoras de serviços, assim como o salário do pessoal. Tudo isto está resolvido e os funcionários recebem no último dia útil do mês desde julho de 2007.

Em 2002 e 2003 faltava água sistematicamente em boa parte das cidades do interior e em muitos bairros de Teresina. Hoje, mesmo existindo problemas, a AGESPISA mantém a regularidade do abastecimento em todas as cidades onde atua. A exceção de algumas onde não há água para ser captada, como são os casos de Lagoa do Barro e Marcolândia. Por isto, nestas cidades a empresa não fatura.

Com o investimento na melhoria das condições de trabalho, inclusive locação de veículos, melhorou muito a manutenção dos sistemas; por isto já não há ocorrências de longas semanas de interrupções no fornecimento de água, como acontecia com freqüência nas cidades do interior. Hoje a AGESPISA dispõe de materiais e equipamentos em reserva, inclusive bombas hidráulicas. E o mais importante, recuperou seu crédito, o que lhe permite comprar rapidamente em situações de emergência.

Com a participação dos empregados(as) e pessoal terceirizado, colocamos a AGESPISA nos trilho . A AGESPISA hoje está muito melhor do que no passado e, mantido o rumo traçado, terá balanço positivo já em 2011. Para isto basta repetir o desempenho que executamos desde 2007, ou seja, seguir aumentando a arrecadação em 15% ao ano e mantendo o controle da despesa, para que cresça a no máximo de 7% ao ano.

Por tudo isto, valeu a pena trabalhar com o pessoal da AGESPISA. Obrigado a todos.

Por tudo isto, valeu a pena compor a equipe do governador Wellington Dias: na SEPLAN, na SEGOV e na AGESPISA. Obrigado companheiro.

MERLONG SOLANO NOGUEIRA

Professor da UFPI, ex-presidente da AGESPISA.

Categorias: Artigos