Participei, estes dias, em Santa Filomena, do Seminário Pacto pela Juventude, promovido pela Força e União dos Amigos de Santa Filomena. Trata-se de um movimento suprapartidário, encabeçado por jovens que querem participar da condução dos destinos de sua cidade. Dentre os muitos nomes de referência, notei: José Carlos, Toni Santos, Almir, Hermes e Rosana.

Esta turma boa reuniu mais de 200 pessoas para discutir políticas públicas e meio ambiente. Com a contribuição de convidados, foram discutidos assuntos de interesse de toda a cidade: educação, desenvolvimento rural, meio ambiente, cidadania, etc. Importante destacar o caráter plural da iniciativa. Embora tocado por jovens, havia também pessoas de mais idade. E, mesmo em época de eleição, foi tomado o cuidado de evitar a partidarização do evento.

Nesta minha primeira viagem a Santa Filomena, alguns aspectos chamaram mais a minha atenção. O primeiro deles é que tive que ir por Balsas no Maranhão para evitar a precária estrada que liga Gilbués a Santa Filomena. Considerando o enorme potencial da cidade em relação ao agro-negócio e ao turismo, é de fundamental importância que juntemos as forças políticas no sentido de captar os elevados recursos necessários à implantação desta estrada. Saindo de Santa Filomena em direção a Corrente verifiquei que seu estado é lastimável.

Vi um rio Parnaíba ainda majestoso, muito diferente do rio doente que a gente vê aqui em Teresina e até Parnaíba. Lá, o Velho Monge tem cara de menino: águas límpidas, com muita correnteza, leito bem definido e margens preservadas. É certo que se forem adotados os cuidados necessários na área das nascentes, assim como se forem evitadas práticas predatórias por parte de grandes e médios produtores, assim como de agricultores familiares, o rio, em Santa Filomena, assim como nas demais cidades acima da barragem de Boa Esperança, manterá acesa sua chama e a esperança de seu resgate abaixo da barragem.

Infelizmente, vi também uma cidade com cara de abandono. Não encontrei uma praça, um ginásio esportivo. Andei por ruas com calçamento de péssima qualidade. Aliás, ouvi dos jovens que as mulheres não podem sair às ruas de salto alto. Para compensar este quadro, que a prefeitura precisa melhorar, notei que a Igreja Católica está viva e atuante. O padre José Manoel está implantando um ótimo espaço paroquial que servirá para abrigar as pastorais e diversos serviços à juventude.

Além dos jovens, o ponto alto da viagem foi conhecer as simpáticas Irmãs Jesuíta e Elizabete, da ordem Imaculado Coração de Jesus. Espero que Deus me dê a graça de envelhecer como elas, isto é, sem perder a esperança e nem o compromisso. Elas fundaram e administram a Escola Sagrado Coração de Jesus. Sem recursos privados e nem públicos, a Escola iria fechar. Felizmente, o então secretário de educação Antônio José Medeiros garantiu os recursos necessários por meio da estadualização, mantendo as Irmãs na direção. Resultado: melhor IDEB da rede pública do Piauí. Parabéns Irmãs, parabéns Antônio José.

Faço votos que a União dos Amigos de Santa Filomena cresça e se consolide como um movimento de caráter plural, isto é, aberto à contribuição de todos que se preocupam com os destinos de Santa Filomena, sem qualquer distinção política, religiosa, cultural, econômica ou racial. Um movimento que seja capaz de discutir grandes temas e formular propostas e objetivos de interesse comum.

Parabéns aos jovens de Santa Filomena.

Um grande abraço,

Merlong Solano Nogueira


Galeria de Imagens

[nggallery id=12]