20150918_132212O secretário de Governo e deputado federal, Merlong Solano, e o secretário de Regularização Fundiária (Interpi), José Osmar Alves, entregaram o título coletivo definitivo e o registro do imóvel às 32 famílias que moram na localidade Ilha da Posse, município de União. Mesmo ocupando o local há décadas, os moradores sofriam com o medo de serem obrigados a deixar a ilha.

“Foi uma luta. Diziam que aqui não tinha dono. Algumas pessoas colocavam gado aqui dentro dizendo que era terra de ninguém. O pessoal entrava e usufruía sem permissão e hoje nós podemos dizer que aqui tem dono. Estamos realizando um sonho”, afirmou moradora conhecida como Socorrinha da Vila.

Merlong Solano destacou que uma das prioridades para o governador Wellington Dias é a regularização fundiária. “Sabemos da insegurança gerada pela falta de regularização. Por esse motivo, o governador não permitiu que essa questão fosse tratada por critérios políticos e, por isso, convidou um promotor público, com conhecimento jurídico e competência, para assumir a direção do Interpi”, disse o gestor, referindo-se ao secretário José Osmar.

O ex-prefeito de União, José Barros Sobrinho, que ajudou os moradores na tramitação do processo de obtenção do título, também participou do evento. “Não tenho dúvida de que os benefícios são fruto da luta, da inquietude dessa comunidade, que corre atrás, que não se acomoda”, declarou.

“A gente só se sente cidadão de verdade quando tem onde morar e trabalhar pra produzir nosso sustento. Hoje vocês podem comemorar essa conquista”, frisou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de União, Laurentino Bezerra.

Categorias: Notícias