Mais de 3 mil empregos diretos e outros 7 mil indiretos. Essa é a perspectiva do projeto apresentado pelo Grupo Tomazini ao governador Wellington Dias nesta terça-feira (18), em reunião no Palácio de Karnak. A expectativa é de que a empresa instale, na região de Uruçuí, 500 galpões, cada um com capacidade para 35 mil frangos.

“O Piauí apresenta grande potencial para o desenvolvimento desse tipo de inciativa devido à intensa produção de grãos nos cerrados. Dispomos da matéria-prima principal para uma agroindústria avícola, já que 85% da alimentação do frango é soja e milho. O empreendimento vai agregar valor à produção primária dentro do próprio estado, que ao invés de exportar soja, passará a exportar já o produto final, mais elaborado”, destacou o secretário de Governo, Merlong Solano.

merlong_reuniao_karnak

Durante a reunião, o diretor do Grupo, Francisco Tomazini, afirmou que uma das principais preocupações dos produtores da região é a falta de regularização fundiária. Nesse sentido, o governador Wellington Dias firmou o compromisso de, naquilo que compete ao Governo do Estado, executar as ações necessárias para garantir a viabilidade do projeto.

A Secretaria de Governo, por sua vez, recebeu a incumbência de trabalhar pela criação de um Distrito Industrial em Uruçuí, uma área própria para a instalação de indústrias, com a oferta de infraestrutura adequada e com fácil acesso às principais vias de escoamento da produção.

“De antemão, vamos intermediar com a Eletrobras a adoção de medidas que garantam o fornecimento de energia elétrica ao empreendimento, porque uma agroindústria consome bastante energia e é preciso investir em um padrão de qualidade que dê sustentação ao processo produtivo”, destacou Merlong Solano.

O secretário destacou ainda a importância do apoio do Governo à proposta do Grupo Tomazini, não só pelo aspecto econômico, mas também social. “O projeto exigirá ações integradas do poder público à medida que for sendo implantado. O município precisa estar preparado para o crescimento da demanda de uma gama de serviços, originado principalmente pelo crescimento da própria população”, avaliou.

Categorias: Notícias